No domingo, 10 de setembro, aconteceu a 2° edição da Parada LGBTQIAP+ de São Bernardo do Campo. Com o tema: “SEM MEDO, pela saúde integral da população LGBTQIAP+”
O tema da parada teve o objetivo de chamar a atenção para as políticas de saúde para o público LGBTQIAP+. Organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBTQIAP+ . A celebração foi as ruas de São Bernardo pela primeira vez a céu aberto.
A madrinha da Parada de São Bernardo deste ano foi a militante ativista LGBTQIAP Carla Rangel. O cargo de rainha ficou para Marcia Pantera, Drag Queen e uma das precursoras do bate cabelo no Brasil. As apresentadoras desta edição foram karen Markett e Carla Rangel com a presença das Drags oficiais do evento Natasha Costlynn e Nayara Negretty.
A 2º parada LGBTQIA+ de São Bernardo levou como show principal a cantora trans Pepita, uma das primeiras funkeiras trans do Brasil e que tem um trabalho associado ao ativismo LGBT. No evento mais de 2.500 pessoas foram recebidas na Rua Tunnel, atrás do Ginásio Poliesportivo.
Figuras importantes da causa LGBTs, passaram pelo palco da parada como a ativista, Neon Cunha, a Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB SP e Coordenadora estadual da Aliança Nacional LGBTI, Heloisa Gama Alves e o Presidente e Fundador da Casa Neon Cunha, Paulo Araujo
No palco ainda tiveram shows de artistas locais e de São Paulo como Samara Arkcelio, Boombeat, Chrisco, Lindy Xoxo, Lulu Henrique e outros. Os Dj Lorenzo Zimon, Jaqueline e Lucas Navarro, ficaram no cargo de animar o público presente.
IMPORTÂNCIA DA PARADA NA CIDADE
Thamyres Visgueira, Presidente da Parada LGBTQIAP+ de São Bernardo do Campo deste ano, destacou a celebração e o avanço que ainda precisamos na sociedade:
“Nós entendemos que esse ato de celebração é o maior ato político que nós podemos fazer agora. Porque embora a gente tenha muitos avanços históricos o preconceito está principalmente nessa ausência de compromisso e responsabilidade da indústria, das administrações públicas da região e principalmente de uma sociedade civil que não está pressionando governo e iniciativa privada.”
A 2º Parada de São Bernardo foi realizada pela ONG Casa Neon Cunha e contou com a parceria da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Bernardo e o apoio da Guarda Civil.
Thayô Amaral, Diretora de Comunicação da Casa Neon Cunha falou sobre o tema deste ano
“Foi muito importante levar nossas pautas para a rua. Falar sobre a saúde integral da população LGBT é urgente na nossa cidade, especialmente nesse momento em que o congresso tenta revogar nossos direitos. São Bernardo ainda precisa evoluir muito em políticas de reparação, e ver a segunda Parada LGBT dessa cidade cheia é um sinal de que a população está cobrando.”
A segunda Edição da Parada LGBTQIAP+ de São Bernardo ainda teve uma feira de empreendedorismo, com empreendedores locais onde era possível o público fazer compras e conhecer o trabalho dos comerciantes da cidade. De acordo com a organização não foram constatados nenhum caso de brigas e furtos.
1ºEDIÇÃO
Em 2021 foi realizada a primeira edição da parada, denominada com o nome Parada do Orgulho LGBTQIA+, de São Bernardo do Campo. O evento aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de forma virtual. A apresentação de Karen Markety Oriundo do grupo Liberdade e com artistas locais.