Casa Neon lança 1º Dossiê de Políticas Públicas LGBTQIA+ do Grande ABC

No último dia 6 de dezembro, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo foi palco de um marco histórico para a inclusão e garantia de direitos da população LGBTQIA+ no Grande ABC. A Casa Neon Cunha, em parceria com lideranças políticas, ativistas e pesquisadores, realizou o lançamento do 1° Dossiê de Políticas Públicas para a População LGBTQIA+ da Região do Grande ABC, abrangendo os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O documento, fruto do Termo de Fomento nº 960599/2024 da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, financiado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania por meio de articulação do Deputado Federal Alfredinho (PT), oferece uma análise detalhada sobre políticas públicas implementadas entre 2000 e 2020. Com foco na promoção da cidadania e na redução das vulnerabilidades enfrentadas por essa população, o dossiê avalia os avanços, aponta lacunas e sugere diretrizes para ações futuras nos sete municípios da região.

Um Debate de Peso para Marcar a Ocasião

A cerimônia contou com falas impactantes de lideranças como Paulo Araújo, Presidente da Casa Neon Cunha, Thayo Amaral, Diretora de Comunicação da instituição, e Bruna Lemes, advogada, socióloga e vereadora de Ribeirão Pires. A vereadora Bruna Rodrigues, gestora de Políticas Públicas pela USP e líder do mandato feminino mais votado de São Caetano, também compartilhou sua perspectiva sobre a importância da pesquisa e da articulação política para promover igualdade de direitos. Também contamos com a presença e participação de Ananias Andrade, primeiro verador abertamente LGBTQIA+ eleito em São Bernardo do Campo, que inicia seu mandato em 2025.

O dossiê é uma ferramenta fundamental para orientar a formulação de políticas públicas inclusivas, criando caminhos para reduzir a exclusão social e estrutural que a população LGBTQIA+ enfrenta.

Participação Pública

Você também pode contribuir com a construção do Dossiê. Disponibilizamos uma prévia do documento neste link. Qualquer pessoa poderá avaliar o conteúdo e enviar sugestões de melhoria, correções, adições ou supressões no trabalho até o dia 31 de Dezembro de 2024. Depois disso, o material será finalizado e ficará disponível de forma digital para consulta.

Relançamento do Observatório LGBTQIA+

Outro momento significativo do evento foi o relançamento do Observatório LGBTQIA+ do Grande ABC, um projeto que une ensino, pesquisa e extensão para promover diálogos e ações afirmativas em prol da diversidade. O observatório, que conecta estudantes, docentes e militantes da região, reforça a importância de bases acadêmicas e sociais para enfrentar preconceitos e propor soluções duradouras.

O observatório desempenha um papel crucial como espaço de reflexão e produção de conhecimento, além de ser um ponto de convergência entre academia, ativismo e gestão pública. Através dessas ações, busca-se dar visibilidade às questões LGBTQIA+ na região do Grande ABC e fomentar soluções que respondam às demandas locais, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.

Compondo a mesa, contamos com a presença da ativista e uma das fundadoras do Observatório, Lélia Carvalho, que é também fundadora da Associação Mais Diversidade de acolhimento a pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade em Diadema. Além dela, Leo Paulino Barbosa, bacharel em direito e ativista em direitos humanos focado nas transgeneridades; Rai Neres, graduado em planejamento territorial, diretor da Casa Neon Cunha e coordenador do projeto do Dossiê; Michelle Sato Frigo, docente em Ciência e Tecnologia na UFABC e membra do Núcleo de Estudos de Gênero da universidade; e Beto Canseco, filósofo e doutor em Estudos de Gênero pela Universidad Nacional de Córdoba.

Importância e Impacto

A apresentação do dossiê e o relançamento do observatório reafirmam o compromisso das instituições e lideranças do Grande ABC com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O evento não apenas celebrou avanços, mas também consolidou o papel da Casa Neon Cunha como uma referência nacional em direitos humanos e políticas públicas LGBTQIA+.

O Observatório é um organismo vivo, que se modifica conforme os sonhos e projetos de quem se envolve nesse coletivo. Uma dessas pessoas pode ser você. Se você tem interesse em participar do Observatório, agregando a um dos projetos existentes ou trazendo sua própria ideia para ser executada coletivamente em prol da população LGBTQIA+ do ABC Paulista, inscreva-se neste link.

Esse é mais um passo significativo na luta por uma região onde a inclusão seja a norma e não a exceção, garantindo que as futuras gerações possam viver em um mundo mais equitativo e livre de discriminações.

 

Thayô Amaral
Thayô Amaral é Estrategista de Comunicação e trabalha com Marketing Digital há mais de 10 anos. Desde 2021, é Diretora de Comunicação da Casa Neon Cunha e atua também com palestras e treinamento em comunicação e diversidade.