Quem Somos

Somos uma ONG que abriga e acolhe a população LGBTQIAP+ em situação de extrema vulnerabilidade do ABC Paulista.

MISSÃO

Oferecer atendimento humanitário e de qualidade à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade no Grande ABC, promovendo dignidade, cidadania e o acesso pleno aos direitos sociais garantidos pela Constituição, como saúde, educação, moradia, trabalho, alimentação, segurança e lazer.

VISÃO

Consolidar-se como referência regional e nacional em acolhimento e articulação política em prol da população LGBTQIA+, impactando o presente, mas também atuando de forma estratégica na construção de um futuro onde a dignidade, a diversidade e os direitos sejam garantidos como pilares da sociedade.

VALORES

– Humanização
– Compromisso
– Transparência
– Equidade
– Inovação
– Diversidade
– Pertencimento
– Sustentabilidade
– Ética

Idealização do Projeto

A história da Casa Neon Cunha começou em 2018 no coração de Paulo Araújo. O ativista de São Luís do Maranhão viveu em sua própria pele as dores da rejeição e violência causadas pela homofobia.

Quando se mudou para São Bernardo do Campo, em São Paulo, observou que uma boa parte da população LGBTQIAP+ vivia em condições de extrema vulnerabilidade social, muitas saídas do cárcere e vivendo em situação de rua.

Com a ausência de políticas públicas para reduzir as desigualdades, decidiu se articular com outros ativistas locais para transformar essa realidade através dessa iniciativa.

Fundação

A Casa Neon foi fundada em 2018 com o objetivo de ser um lar para a população LGBTQIA+ que sofre a rejeição da família, da sociedade e do Estado.

Por que um lar? Porque o lar é mais que uma casa. Abrigar é apenas um passo, e queremos ser mais que isso. Queremos oferecer dignidade, oportunidade e afeto para que essas pessoas tenham o que precisam para viver de forma plena.

Não ter uma estrutura física não impediu o trabalho de começar. Entre 2018 e 2021, a Casa Neon realizou diversas ações para suprir as necessidades da população LGBTQIAP+ em situação de extrema vulnerabilidade.

Além da doação de cestas básicas e a distribuição de marmitas, foram criadas iniciativas em parceria com diversas marcas para o nivelamento educacional e a qualificação profissional das pessoas assistidas.

Depois de uma extensa campanha de arrecadação, a Casa Neon enfrentou profundas dificuldades para alugar um espaço. Por causa do classismo e da LGBTfobia, diversos proprietários recusaram finalizar os contratos de locação ao descobrir o propósito da ONG. Foi somente com a intervenção do grupo de diversidade da Quinto Andar que, finalmente, em 2021 a sede da Casa Neon Cunha pôde ser inaugurada.

Equipe

Paulo Araújo

PRESIDENTE

Thamyres Visgueira

VICE-PRESIDENTE

Rai Neres

SECRETÁRIO GERAL

Júnior Lima

DIRETOR FINANCEIRO

Marie Claire Rodrigues

CONSELHO ÉTICO-FISCAL

Thayô Amaral

CONSELHO ÉTICO-FISCAL

Théo Silva

CONSELHO ÉTICO-FISCAL