“Shake de Amor” é lançado na 28ª Parada LGBTQIA+ de São Paulo para ajudar casa de apoio do ABC Paulista
Burker King, cumprindo a tradição de se posicionar pela diversidade, comparece na 28ª PArada LGBTQIA+ de São Paulo. Dessa vez, com um feito muito especial. Em parceria com a Banda Uó, que retornou aos palcos em 2024, a marca lançou o “Shake de Amor”, uma edição especial do milkshake de morango inspirado na música lançada em 2011.
Durante todo o dia 02 de junho, participantes da 28ª edição da maior parada LGBT do mundo poderiam passar por uma das 4 unidades do Burger King ao longo da Avenida Paulista, em São Paulo, e pedir pelo Shake de Amor.
Ver essa foto no Instagram
A campanha tinha como objetivo mobilizar a comunidade LGBTQIA+ presente nessa grande celebração a contribuir com a Casa Neon Cunha, casa de acolhimento à população LGBTQIA+ em situação de extrema vulnerabilidade social que atende o território do ABC paulista.
Para isso, o Burger King adicionou em volta dos copos do Shake de Amor um informativo sobre a Casa Neon e um QR Code para que as pessoas pudessem, de forma direta, realizar sua doações pelo pix da Casa.
A vocalista da Banda Uó, Candy Mel, reforçou em seu instagram a importância da campanha e a satisfação de fazer parte desse movimento em prol da casa de acolhimento.
A ação trouxe mais visibilidade à Casa Neon e o público do restante do Brasil não demorou a pedir que ela se repetisse também em outros estados brasileiros.
Entretanto, provando que nem as grandes marcas estão imunes à cultura da homofobia, o mesmo post sofreu uma enchente de comentários intolerantes alegando que não consumiriam mais os produtos da marca e iriam para o concorrente.
O que a maior parte desses usuários não sabe – ou não se lembra – é que o compromisso do Burger King com a causa LGBTQIA+ se estende por muitos anos, e essa não é a primeira vez que a marca de fastfood recebe retaliação. Em 2021, a campanha que tinha como mote a visão das crianças sobreo amor LGBTQIA+ sofreu uma série de ataques dos autointitulados “cidadãos de bem”. Entretanto, o tiro saiu pela culatra. Os ataques aumentaram a visibilidade da marca exponencialmente, entrando nos Trending Topics do Twitter.
Assista a campanha polêmica abaixo:
Perguntada sobre a recepção negativa da marca, Juliana Cury, então diretora da marca Burger King do Brasil, seclarou: “O lançamento da campanha tem como objetivo endereçar um ponto de reflexão à população em geral. O preconceito é uma construção social e, com toda a responsabilidade que nos cabe enquanto companhia, conseguimos mostrar que os pequenos carregam o discernimento a partir de um olhar muito sensível e humano”.
Essa também não é a primeira vez que o Burger King apoia a Casa Neon Cunha em suas campanhas de diversidade. Em 2023, na campanha “Família é quem acolhe“, a rede convidou Thamyres Visgueira, membra da Diretoria da Casa Neon Cunha e Presidenta da Associação da Parada LGBTQIA+ de São Bernardo do Campo para participar do filme. Além disso, finalizou o vídeo da campanha
A marca também fez uma doação em dinheiro para viabilizar a continuidade das atividades de reparação desenvolvidas pela Casa Neon e repete o feito em 2024.
Se a sua marca também quer fazer parte dessa mobilização em prol da transformação social na vida de Pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, entre em contato conosco pelo e-mail contato@casaneoncunha.org. Estamos abertos a desenvolver projetos em parceria que reforcem o compromisso da sua marca com a comunidade LGBTQIA+.