A Casa Neon Cunha, financiada pelo Ministério de Direitos Humanos do Governo Federal, em parceria com a Fundação Volkswagen e o Instituto Renner, inaugura em setembro o curso de Corte, Costura e Modelagem Profissional, oferecendo duas turmas com 10 vagas cada. As aulas acontecem segundas, quartas e sextas e o curso tem 3 meses de duração.
Fundada em 2018, a Casa Neon tem como principal objetivo oferecer a pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade um espaço seguro para que acessesm seus direitos, desenvolvam competências e conquistem sua autonomia social e financeira. Depois de um período fechada por falta de recursos, a organização foi reaberta dia 19 de agosto, pela primeira vez fortalecida por verbas públicas, fruto de projetos aprovados para financiamento por emendas parlamentares estaduais e federais. Com isso, a Casa Neon se tornou o primeiro abrigo 24h destinado à população LGBTQIA+ do ABC Paulista, sendo a organização do ramo com maior investimento por emendas parlamentares de todo o Brasil. Ao todo, foram R$2,19Mi destinados a diversos projetos de promoção de autonomia à pessoas LGBTQIA+, como o Curso de Corte, Costura e Modelagem Profissional.
O curso tem como público prioritário mulheres da comunidade LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, mas não é exclusivo para elas. As turmas serão divididas por público: enquanto o período vespertino é exclusivo para mulheres LBT, o período matutino será para uma turma mista.
O curso é completamente gratuito e as pessoas estudantes receberão uma ajuda de custo para o transporte até o Centro Educacional da Casa Neon. As aulas se iniciam no dia 2 de setembro de 2024, e as inscrições já estão abertas!
Para participar, os interessados passarão por um processo seletivo realizado pela Casa Neon, priorizando recortes de gênero, raça e situação socioeconômica.
Pessoas interessadas podem se inscrever pelo link: http://bit.ly/470zQUO.