Duas turmas LGBTQIA+ foram formadas em João Pessoa e Campina Grande
No final de maio realizamos na Paraíba em João Pessoa e em Campina Grande mais uma formatura da Cozinha e Voz. Duas turmas se formaram nas duas cidades totalizando 39 pessoas LGBTQIAP+ e contou com a parceria do Tribunal Regional do Trabalho.
O curso teve módulos de cozinha contemporânea, parte técnica e pratica sobre cozinha, aula de poesia falada, em que os alunos aprendem sobre o que a poesia pode ajudar no sentido de empregabilidade, introdução ao mercado de trabalho, posicionamento e oratória e outros. A formatura foi aberta a convidados dos formandos, declamação de poesias autorais dos alunos e recebimento dos certificados do curso da Cozinha e Voz, pelo SENAI.
PROJETO PRIDE – COZINHA E VOZ
O projeto Pride- Cozinha e Voz é um curso de cozinha e poesia para pessoas LGBTI+, prioritariamente pessoas trans, com certificação e tem o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais para pessoas trans e travestis.
Sendo um projeto gratuito e de iniciativa profissional, preparamos dezenas de pessoas LGBTQIAP+ (especialmente trans e travestis) para a inclusão de pessoas no mercado de trabalho. Em suma os estudantes já saem com o diploma de auxiliar de cozinha e com a certificação em Técnicas Básicas de Preparações em Cozinha Industrial.
As aulas são presenciais no Senac ou Senai de cada município, pois pretende beneficiar diretamente ao menos 300 pessoas LGBTQIA+, prioritariamente população trans, por meio do desenvolvimento de capacidades profissionais e de habilidades socioemocionais. Até o fim da duração do projeto prevista para junho de 2024.
Lançado em janeiro de 2022, o projeto é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o Instituto + Diversidade e a Casa Neon Cunha.
O projeto PRIDE é implementado pela OIT em conjunto com o Instituto +Diversidade, a Casa Neon Cunha e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), e também apoia a incorporação de políticas de não discriminação e promoção do trabalho decente junto aos governos, às organizações de empregadores (as) e de trabalhadores (as), e ao setor privado.
Contudo o PRIDE estrutura-se nas boas práticas do projeto Cozinha e Voz e aplica sua metodologia ao público LGBTQIA+, pois com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais para pessoas trans e travestis.