Fundação Grupo Volkswagen financia retificações pela Casa Neon Cunha

A Fundação Grupo Volkswagen possui um longo histórico de compromisso com entidades sociais para a redução de desigualdades. Honrando seu propósito, em 2023 estabelece uma parceria com a Casa Neon Cunha, organização de atenção à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Além de ações de voluntariado e suporte financeiro para a continuidade dos serviços de assistência que a Casa Neon oferece, mais recentemente a Fundação decidiu apoiar uma iniciativa que já existia, mas que andava a passos lentos por falta de financiamento: a retificação de documentos de pessoas trans e travestis.

Com uma longa lista de espera de pessoas trans que não conseguem custear o valor das retificações de formaautônoma, a Casa Neon precisa contar com parceiros comprometidos e engajados para oferecer, além da assistência, a cobertura dos custos que podem chegar a R$900 reais por pessoa.

É por entender que o nome é uma questão de dignidade que a Fundação se uniu à Casa Neon para garantir a retificação dos documentos de 10 pessoas trans que aguardavam na lista de espera pelos serviços.

No primeiro grupo, Gael Delgado, Vitor Lina, Sasha Amorim, Tawan Conceição e Fentyy Mariano receberam em mãos suas certidões de nascimento com seu nome.

Nada disso seria possível sem o comprometimento de Júnior Lima, diretor da Casa Neon Cunha responsável por acompanhar e orientar o processo de retificações dos documentos de pessoas trans que procuram a ajuda da organização.

“Estamos falando de retificação, e isso é falar sobre sonhos. Tem muitas pessoas trans que sonham com isso, mas não podem acessar por causa dos custos. Por isso é tão importante o apoio das organizações. Não dá nem pra mensurar o quanto eu fico feliz de ver isso acontecer. As pessoas cis não conseguem entender, mas eu, como uma pessoa trans, sinto isso na pele. É muito lindo ver como uma ação assim atravessa as pessoas beneficiadas.” Diz Júnior.

Estamos felizes de proporcionar a essas pessoas o acesso aos seus direitos, minimizando constrangimentos e violências no dia a dia. Que essa ação inspire mais organizações a se mobilizarem em prol da dignidade da população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Master CNC