Fundação Volkswagen realiza ação do Orgulho na Casa Neon

No último dia 25 de junho, a Fundação Grupo Volkswagen promoveu uma ação em função do mês do Orgulho LGBT na Casa Neon Cunha. A casa de apoio à população LGBTQIA+ tem sede em São Bernardo do Campo, cidade onde se localiza a montadora da marca, mas atende toda a região do ABC Paulista.

Tarde da Beleza

A programação contou com atividades de beleza para a população em vulnerabilidade atendida pela Casa Neon. Barbeiro, manicure e duas maquiadoras foram contratados para proporcionar um momento de autocuidado e descontração para o público.

População LGBTQIA+ em Vulnerabilidade

Com sede inaugurada em 2021, a Casa Neon foi fundada para promover a garantia de direitos fundamentais à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade socio-econômica. O perfil atendido pela Casa é majoritariamente composto por mulheres trans e travestis negras em situação de rua ou de moradia irregular. Muitas das pessoas que usufruem dos serviços da organização estão no mercado sexual e não possuem segundo grau completo.

Fundação VW e Casa Neon

Desde 2023, a Fundação Volkswagen vem estreitando laços com a Casa Neon Cunha. Além de uma doação em dinheiro feita para ajudar nos custos de funcionamento da sede, uma mentoria de negócios foi fornecida para que a organização pudesse se preparar para alçar vôos mais altos.

Ação do dia 25 de Junho

Em diálogo constante com a gestão da Casa, a Fundação Volkswagen decidiu preparar um dia especial para as pessoas assistidas. A Casa, que estava fechada por falta de recursos, pode reabrir por um dia para oferecer às pessoas beneficiárias um tempo dedicado à seu bem-estar.

Ao fim das ações, um jantar foi oferecido a todos os presentes para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+.

Mais que um dia de ações

A tarde da beleza e o jantar de celebração não foram as únicas realizações da Fundação Volkswagen para o mês do Orgulho. Além da ação, a Fudação irá financiar a retificação dos documentos de 10 pessoas trans que estão na lista de espera de atendimento da Casa.

“Como temos sempre dito, a retificação de nome e gênero não é apenas sobre cidadania, mas sobre a dignidade dessas pessoas. Essa parceria com a Fundação VW vai trazer muito mais do que acesso a direitos – o que também é fundamental -, mas a realização de um sonho de humanidade que se iniciou em 2018 e que se concretiza a cada certidão retificada”, diz Paulo Araújo, presidente da Casa Neon.

Thayô Amaral
Thayô Amaral é Estrategista de Comunicação e trabalha com Marketing Digital há mais de 10 anos. Desde 2021, é Diretora de Comunicação da Casa Neon Cunha e atua também com palestras e treinamento em comunicação e diversidade.