Viva Trans Saúde é lançado em Santo André

No dia 10 de outubro, a Casa Neon Cunha lançou oficialmente o projeto Viva Trans Saúde, uma iniciativa voltada à promoção da saúde e da prevenção de ISTs entre mulheres trans e travestis trabalhadoras do sexo da cidade de Santo André. O lançamento aconteceu no Bar da Marli, um espaço histórico e seguro que, há anos, acolhe e fortalece mulheres trans e travestis da região do ABC Paulista.

O Viva Trans Saúde nasce do compromisso da Casa Neon Cunha com a dignidade, o cuidado e o acesso à saúde integral das pessoas trans. O projeto busca garantir que mulheres trans e travestis possam acessar o sistema público de saúde sem medo, constrangimento ou discriminação, promovendo informação, acolhimento e acompanhamento humanizado.

Entre as ações do projeto estão a realização de oficinas de educação sexual voltadas à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, e o acompanhamento direto das trabalhadoras sexuais às unidades de saúde, para orientação e acesso a exames, tratamento e medicamentos como PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Essas atividades são conduzidas por articuladores sociais, profissionais capacitados para criar pontes entre as mulheres atendidas e os serviços públicos de saúde.

A equipe foi estrategicamente formada por lideranças históricas do movimento LGBTQIA+ no ABC, como Léo Paulino (ONG Transformação, referência do movimento transmasculino), Samara Arkcelio (presidenta da ONG Atravessa – Associação de Travestis e Transexuais de Santo André) e Rakyllayne Rios (presidenta do Instituto Lar Dona Cláudia). Essas lideranças atuam como pontes entre a comunidade, o poder público e a rede de saúde, fortalecendo o cuidado territorial e o protagonismo da população trans e travesti na construção de políticas de inclusão e equidade.

O evento de lançamento contou ainda com a presença de Paulo Araújo, presidente da Casa Neon Cunha, e Rai Neres, coordenador do projeto. Também participaram Alan Fernandes, coordenador de Diversidade de Diadema; Rafael Calumby, coordenador LGBTQIA+ do Estado de São Paulo; e Thamyres Visgueira, conselheira LGBTQIA+ do Estado de São Paulo, reforçando a relevância e o compromisso intermunicipal da iniciativa.

Durante o lançamento do Projeto Viva Trans Saúde, a profissional de saude Glória Ferreira, trabalhadora da área de IST/HIV/AIDS e parceira histórica da Casa Neon Cunha esteve presente. Glória atuou diretamente com a população trans e travesti da Avenida Industrial, oferecendo suporte técnico, acolhimento e acesso aos serviços públicos de saúde.

Em sua fala, Glória destacou a importância do fortalecimento de parcerias entre a Secretaria da Saúde e a Casa Neon Cunha, reforçando o papel do projeto como um braço de apoio e articulação territorial das políticas públicas já existentes. Segundo ela, a proposta é integrar o Viva Trans Saúde às ações municipais de prevenção, diagnóstico e tratamento de ISTs, HIV/AIDS, tuberculose e HTLV, ampliando o alcance e a efetividade dessas políticas no território. Durante o evento, Glória também apresentou o novo autoteste rápido de HIV disponibilizado pela Prefeitura de Santo André, que possui maior sensibilidade e menor janela de falso negativo e falso positivo, representando um avanço na estratégia de testagem e cuidado.

Para Raí Neres, coordenador do projeto e representante da Casa Neon Cunha, a iniciativa é um marco histórico no Grande ABC, consolidando o papel da instituição como facilitadora e apoiadora do SUS, especialmente no acesso da população em contexto de prostituição aos serviços públicos de saúde.

“O Viva Trans Saúde tem como essência a orientação, a educação em saúde e o acompanhamento contínuo das pessoas atendidas, promovendo a prevenção, o diagnóstico imediato e o incentivo ao tratamento contínuo”, afirmou Raí.

Encerrando o encontro, Paulo Araújo, presidente da Casa Neon Cunha, ressaltou que a instituição está cada vez mais fortalecendo suas ações em outros municípios do Grande ABC, com a realização de ações voltadas à promoção de saúde, cidadania e garantia de direitos da população LGBTQIA+. Segundo ele, a ampliação territorial reflete o compromisso da Casa Neon Cunha em descentralizar o cuidado e fortalecer a rede de proteção em toda a região.

O Viva Trans Saúde é apenas um dos projetos da Casa Neon no ABC Paulista, que desde 2024 é majoritariamente financiada por emendas parlamentares enviadas por deputados federais e estaduais, como Erika Hilton e Sâmia Bomfim. Esse projeto, especificamente, é financiado por uma emenda parlamentar dedicada pelo Deputado Estadual Eduardo Suplicy à Casa Neon Cunha, organização que desde 2018 vem realizando projetos voltados à inclusão e o acesso à população LGBTQIA+ em situação de extrema vulnerabilidade em todo o ABC Paulista.

Mais do que um projeto, o Viva Trans Saúde é uma ação de resistência e cuidado coletivo. É o reconhecimento de que o acesso à saúde é um direito e que nenhuma pessoa deve ser deixada para trás. Com ele, a Casa Neon Cunha reafirma seu compromisso em garantir dignidade, pertencimento e autonomia para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade no ABC Paulista.

Thayô Amaral
Thayô Amaral é Estrategista de Comunicação e trabalha com Marketing Digital há mais de 10 anos. Desde 2021, é Diretora de Comunicação da Casa Neon Cunha e atua também com palestras e treinamento em comunicação e diversidade.